Num total de 380 referências a concurso, o Concurso premiou 115vinhos: 13 espumantes; 32 brancos, 7 rosés, 51 tintos e 12 generosos. Com 11néctares galardoados – todos com certificação da Comissão Vitivinícola daBairrada; nove com Denominação de Origem Bairrada e dois com selo IG BeiraAtlântico –, a Bairrada arrecadou 10% dos prémios. Um bom destaque, tendo emconta que é uma das mais pequenas regiões demarcadas do país. Nota ainda para ofacto de conseguir ter vinhos distinguidos em quatro das cinco categorias. Aprimazia foi dada aos espumantes: entre os 13 premiados, com várias origens, seissão desta região demarcada. A esta produção-bandeira da Bairrada, juntam-se osvinhos – um rosé, um branco e três tintos.
O júri do Concurso de Vinhos “Escolha da Imprensa 2019” laureoucom o ‘Grande Prémio’ o espumante ‘Montanha Grande Cuvée Bairrada Baga &Chardonnay branco 2010’ (Caves da Montanha). Além do grande vencedor, foramgalardoados outros quatro DO Bairrada – ‘Kompassus Grande Reserva Pinot Noir& Baga branco 2014’ (Kompassus); o ‘Marquês de Marialva Cuvée Baga Bairradabranco 2014’ (Adega de Cantanhede), o ‘Quinta do Poço do Lobo Arinto Chardonnaybranco 2016’ (Caves São João) e o ‘RS Baga Bairrada branco 2017’ (Rama &Selas) – e um IG Beira Atlântico, o ‘M&M Gold Edition branco’ (Cave Centralda Bairrada).
Por sua vez, na lista dos rosés consta o ‘Quinta do Poço do LoboPinot Noir Reserva 2018’ (Caves São João). Nos vinhos brancos, o ‘PrémioEscolha da Imprensa 2019’ foi para o ‘Q Encontro 1 2014’, da Quinta doEncontro, produtor igualmente contemplado na lista dos tintos, com o ‘Encontro1 tinto 2011’. Na mesma categoria está também o ‘M Marquês de Marialva GrandeReserva 2013’ (Adega de Cantanhede). A estes quatro DO Bairrada junta-se o‘Quinta de Foz de Arouce Vinhas Velhas de Santa Maria 2015 (Conde Foz de ArouceVinhos), um IG Beira Atlântico tinto.